segunda-feira, 15 de outubro de 2012

                                                                                
                                    Quem Sou Eu?
                               Alguém muito importante.

                      

Introdução

A criança aprende a partir do contato com a realidade que a cerca. A capacidade de cada um deve ser valorizada, assim como seu desenvolvimento, o raciocínio lógico, seu vocabulário e sua visão de mundo.
Segundo Paulo Freire, o indivíduo constrói seu conhecimento a partir de suas experiências. Assim sendo, um adulto consciente de seus deveres, com autonomia suficiente para resolver problemas e dar rumo a sua vida, necessita de uma base bem estruturada. Uma boa estrutura na primeira infância desenvolverá a autonomia, a valorização pessoal, a construção da identidade e os critérios necessários para atuar e fazer a diferença na sociedade; essa base precisa e deve ser o seu primeiro contato com o mundo fora do seu ambiente familiar. 

Objetivos

·         Reconhecer-se como parte integrante do meio em que vive;
·         Saber que o seu nome é importante;
·         Valorizar suas origens;
·         Reconhecer o grau de parentesco dos componentes da família;
·         Visualizar o nome e descobrir as funções da linguagem escrita;
·         Reconhecer o seu endereço;
·         Compreender a necessidade da higiene do corpo.
·         Compreender que, como parte integrante da sociedade, é necessário cuidar do meio ambiente;


Justificativa

      Observando a realidade de nossas crianças percebemos que muitas não se identificavam por seus nomes e em alguns casos somente o nome no diminutivo e até mesmo apelidos. Este foi o ponto de motivação para dar inicio ao projeto ”Quem sou eu? Alguém muito importante”.
      Investimos pedagogicamente para trazer uma nova realidade para as nossas crianças e, consequentemente, os pais foram alcançados com atividades integradoras.


Desenvolvimento

Iniciamos o projeto com histórias de valorização pessoal. Construímos bonecos silhueta de um menino e de uma menina; observamos as diferenças entre ambos os sexos e confeccionamos roupas para os bonecos. Associada a rotina diária, estimulávamos a produção de texto coletivo e individual; estes sempre vinham carregados de particularidades das crianças, tais como: o que elas mais gostam de comer, onde moram, quem são as pessoas que moram na sua casa etc.
Apresentamos o endereço de cada criança, obedecendo a seguinte colocação: rua, bairro, cidade e mundo.
Com recorte e colagem as crianças construíram o auto-retrato.
Foram feitas fichas para a chamadinha com espaço para desenhar a sua foto.
Para uma maior fixação da imagem individual, foi feito um mural com as fotos das crianças.
Construímos bonecos de papelão para melhor visualizar a composição do corpo humano (cabeça, tronco e membros).
Observamos que as experiências e a visão de mundo das crianças têm se ampliado a cada dia com definição do EU e a valorização do OUTRO.

Culminância

A culminância do projeto contou com o apoio de toda a creche (direção, funcionários, educadores e turmas). As atividades desenvolvidas no decorrer deste mês foram expostas e colocadas a visitação dos responsáveis. Contamos com a caracterização de uma de nossas educadoras que se fez a animação vestida de boneca para desenvolver dinâmicas e cantar músicas que enfocaram o esquema corporal, a preservação do meio ambiente e a vida saudável.

Um comentário:

  1. Amiga, o blog está uma graça, mas você não pode esperar passar a prova prática para postar os seus projetos??? Você tem duas amigas para ajudar!! rs
    Ah, senti falta de mais fotos do projeto. Bjo

    ResponderExcluir